terça-feira, 28 de outubro de 2014

5 Filmes sobre Política para Assistir no Pós-Eleições

O ano de 2014 com certeza representará um marco para a história do Brasil. Digo, não só pela Copa do Mundo, mas pelas várias manifestações que aconteceram no país em 2013 que mostraram reflexos de que "O Gigante Acordou" e  de que as pessoas estão mais engajadas com a política nessas eleições.
Acompanhei discussões brilhantes de militantes de vários partidos assim como, ao mesmo tempo, notei uma decadência de nível dos discursos e debates nesse 2º turno. Resultado: Dilma reeleita. Consequência: aumento do ódio, de exclusões de amigos do Facebook e manifestos de "separatistas" (que não seriam diferente se o Aécio tivesse assumido o poder).
Como não é possível reprisar a Copa para unir de novo o Brasil, listei aqui 5 filmes sobre política para retomar a amizade com aquele seu amigo coxinha ou petralha e reestabelecer a paz mundial:



5º. Z 


Para ocupar o 5º lugar da lista, indico Z, um filme francês/argeliano bem antigo (de 1969) que na minha época de colegial algum professor me indicou. A imagem pode não ser lá da melhor qualidade, mas me atraiu por ser mais um daqueles filmes que fazem apologia ao "qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência" (estilo o filme Wag the Dog - Mera Coincidência - outra recomendação). O enredo traz fatos reais ocorridos na Grécia em 1963 que gira em torno de um "acidente" que causou a morte de um político liberal. Indico esse filme  para aqueles que curtem 'teorias da conspiração' e para quem quer dar uma treinada no francês.

4º. O Dia que Durou 21 Anos



Em 4º lugar, indico o filme/documentário brasileiro O Dia que Durou 21 Anos (2013) para aqueles que se interessam pela história do período de ditadura no Brasil. O filme traz uma série de documentos confidenciais e reportagens que mostram a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que não é nenhuma novidade, mas que é um dos documentários brasileiros mais envolventes e intrigantes que assisti. Indico pela curta duração (77 minutos), pelo excelente conteúdo e por mostrar com base em documentos a realidade da história brasileira.

3º. O Discurso do Rei



No top 3 da lista, trago aqui o filme britânico O Discurso do Rei (2010) que recebeu incontáveis premiações pelas grandes atuações e pelo enredo. O filme é baseado na história real do Príncipe Albert (filho do Rei George VI), que passou por muitas dificuldades para lidar com sua gaguez até encontrar o terapeuta nada convencional Lionel Logue. Filme fantástico que mostra que até os poderosos podem ter defeitos como nós, meros mortais. Indico também para aqueles que usaram o problema de dicção da Presidente Dilma nos debates para julgar sua forma de governar (se assistirem o primeiro filme da lista, verão que o maior orador da história foi Hitler e... deu no que deu).




2º. O Patriota


No 2º lugar da lista, claro que não poderia faltar O Patriota (2000). Além de trazer as brilhantes atuações (como sempre) do Mel Gibson e do Heath Ledger (R.I.P), esse filme possui um enredo fantástico que conta a história de Benjamin Martin (Mel Gibson), um ex-soldado que renuncia lutar contra a Inglaterra pela independência dos Estados Unidos. Após uma tragédia, Benjamin, na busca por vingança, acaba liderando uma rebelião na batalha contra o exército britânico e, ao longo do filme, a vingança acaba perdendo espaço para a luta pela liberdade da nação. Indico para aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo filme Braveheart (Coração Valente), pois é possível notar muitas semelhanças entre os dois filmes, e pela atuação do Heath Ledger, é claro. Vale muito a pena!


1º. A Queda -  As últimas horas de Hitler


Famoso pelas paródias feitas em cima da cena em que Hitler é noticiado pelos seus generais de que a derrota da Alemanha é inevitável, o filme alemão A Queda (2004) retrata os últimos 10 dias do Führer durante a Segunda Guerra Mundial em 1945. Na Europa, o filme recebeu várias premiações e em 2005 foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E aqui neste blog foi indicado para ocupar a 1ª posição por três motivos: primeiro, por mostrar a outra face do nazismo (não foca tanto nos judeus, mas nas conversas que aconteciam entre Hitler e seus generais); segundo, pela excelente atuação de Bruno Hanz (personagem: Hitler); e terceiro, porque se a criatividade surgir no momento de descontração, é mais uma paródia para o Youtube.

Possuo uma lista de filmes sobre política/história gigantesca, mas eu quis indicar 5 filmes produzidos em diferentes países e diferentes contextos históricos. Para quem não tem dinheiro para alugar/comprar ou tem preguiça de baixar, a maioria desses filmes vocês encontram completos (e legendados) no Youtube. Espero que gostem, que tenham feito pipoca e um bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics