quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dicas de como ter um corpo perfeito para esse verão

Imagino que este post baterá recordes de visualizações por conta desse título. Talvez só dando "dicas" de como conseguir chegar à fórmula do corpo perfeito para eu conseguir atrair a atenção de várias meninas para um assunto sério. Para você que ainda não entendeu, a única dica que eu dou para ter um corpo perfeito é aceitar que você é perfeito(a) à sua maneira. Peço encarecidamente que continue lendo esse post até o final e, com certeza, você estará pronto(a) para o verão.


Para quem não viu, no final de outubro, a Victoria's Secret lançou a campanha "The Perfect Body" (O Corpo Perfeito) para sua nova linha de lingeries. Acontece que a concepção de "corpo perfeito" para a marca trazem modelos magras, altas com todos aqueles padrões de beleza estabelecidos pela mídia:


Mesmo que a campanha esteja se referindo aos sutiãs, ela foi muito mal vista pelo público feminino, que usou as redes sociais como formas de protesto, tirando fotos de seus corpos utilizando a hashtag #iamperfect.  Além disso, fizeram com que milhares de mulheres assinassem uma petição online para que a marca se retratasse e se desculpasse por fazer o uso irresponsável do marketing da nova linha de sutiãs. Resultado: Victoria's Secrets mudou o slogan para "A body for every body" (Um corpo para cada corpo) sem mudar a foto da campanha. Graaaande mudança!


Se você não é alto(a), magro(a), não possui um rosto retangular "perfeito", nariz "perfeito", boca "perfeita", não quer dizer que você não seja perfeito(a) (o que eu estou dizendo é muito clichê, mas parece que tem gente que ainda não entende). Claro que não estou falando também que você deve se entupir de refrigerante, pizza, sanduíche e batata frita (tá que eu faço isso), mas estou dizendo que você não precisa ficar preocupado(a) em seguir um padrão de beleza, porque não existem "padrões" de beleza. Aliás, ser magra e alta nunca foi um "padrão". Na Idade Média, pessoas magras significavam que eram pobres, miseráveis. Já viram os quadros retratando as mulheres dessa época? Elas eram mais gordinhas, porque era símbolo de riqueza, fortuna e elegância. 

Esses "padrões" foram variando com o passar dos anos devido às mudanças de contextos históricos, culturais e comerciais. Por exemplo, nos anos 50, as curvas passaram a ser mais valorizadas e andar bem produzida, com muitas jóias e saltos significava assumir uma posição social. Nos anos 60, houve uma difusão do movimento hippie, em que o "bonito" eram mulheres sem curvas, com um aspecto mais juvenil. E nos anos 70? Lembra daquela foto da sua mãe com o cabelo "batido", armadão e com aquela maquiagem mais pesada? Era bem isso aí. Os anos 80 foram os anos do "too much information", foram os anos do uso e abuso do que era exagerado. Anos 90 (saudades) eram as calças em acima do umbigo, os conjuntinhos (quem nunca?) e a gargantilha de tribal (de novo, quem nunca?). No entanto, foi na década de 90 que surgiu a tal da ditadura da magreza e que perdura até os dias de hoje por conta do aumento de fluxos de informações (principalmente utilizando a Internet). 

E hoje, 90% dos casos de anorexia ou bulimia ocorrem em mulheres.

No entanto, com a intenção de acabar com essa "ditadura da beleza", a ONG Jubilee Project criou a campanha "50 people, 1 question" (50 pessoas, uma pergunta), em que perguntaram para 50 pessoas (adultos e crianças) "O que você mudaria no seu corpo?". As respostas das crianças são simplesmente surpreendentes (por favor, não tirem isso delas!). Deixo vocês com o vídeo abaixo e com a reflexão. Até mais!

O que você mudaria no seu corpo?




Crianças deram um tapa na cara da sociedade!

2 comentários:

  1. Boa noite Renata
    Amiga quem dera ser tão fácil ter um corpo perfeito recebendo estas suas dicas..
    De qualquer forma vou tentar, pois não é tão simples como a gente imagina.
    Todo mundo muda algo em seu corpo, a gente nunca estar satisfeita.
    Eu gostei muito das suas dicas e como falei, comigo é impossível ficar prefeito..
    Agradecendo por dar estas dicas maravilhosas.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Web Analytics